domingo, 3 de novembro de 2013

Áustria: Sankt Johann im Pongau e Salzburg

24/09/2013

Descobrindo os Encantos da Áustria

Após mais de uma semana dormindo muito pouco, aproveitamos pra colocar o sono em dia, acordamos às 11h. Após um banho, saímos para tomar café na cidade e conhecer um pouco os arredores.

Sankt Johann im Pongau é muito pequena, está localizada em um vale, cercada pelos Alpes. É uma cidadezinha pitoresca, que vive do turismo, principalmente do esqui nos meses de inverno e ecoturismo no verão.

Durante a II Guerra funcionou ali um campo de prisioneiros, onde mais de 4.000 prisioneiros dos exércitos francês e russo foram mortos e enterrados. Em todos os locais que visitamos na Áustria, as marcas da guerra ainda são muito presentes e ressaltadas.

Escolhemos o Cafe Schiebel, que fica na pracinha da cidade, e comemos sanduíche de queijo e presunto, ovos fritos, torradas e dois chocolates com chantilly. Tudo delicioso, pagamos 12,10 .

Após o café demos uma passeada pelo pequeno comércio da cidade e encontrei uma papelaria maravilhosa. Eu adoro artigos de papelaria, fico enlouquecida, então imagina entrar em uma loja dessas, com vários artigos que não se encontra no Brasil...

Olha o resultado da visita à papelaria. O Lú saiu carregando mais uma sacola.

Encontramos também várias lojas vendendo roupas típicas da bavária. Até pensei em comprar uma só de farra, mas custava mais de 100,00 , aí a vontade passou...

Antes de pegar a estrada para ir conhecer Salzburg, que vimos só de passagem na véspera, fomos dar um passeio na cidade com o carrinho que alugamos, pra que eu pudesse testá-lo um pouco também.

Olha a belezinha aí

BMW 118 cabriolet

Rodamos cerca de 70 Km até Salzburg em uma autobahn austríaca, que ao contrário das alemãs tem limite de velocidade de 130Km/h.

Salzburg é a terra de Mozart, e desde 1996 é Patrimônio Mundial da Unesco. Seu centro histórico é lindo, repleto de igrejas, torres e mosteiros em estilo barroco. Por sorte, apenas a cúpula da catedral e as pontes da cidade foram destruídas pelos bombardeios aliados na II Guerra, deixando intacta a maior parte da arquitetura barroca da cidade.

Adoramos o centro histórico, onde não circulam carros. São diversas ruelas e passagens, que escondem verdadeiros tesouros em cada esquina.

As ruas são muito limpas, as construções bem conservadas, e existem diversos restaurantes e cafés, alguns com mesinhas nas calçadas.

Paramos pra almoçar na Mozartplatz, onde estava acontecendo uma feirinha de produtos locais.

Escolhemos nossa comida pela aparência, porque não dava pra entender nada das plaquinhas

Essa é a minha cara de "wtf?"

Pedimos dois sanduíches, uma porção de repolho com batatas, que todo mundo estava comprando, e uma coca (total de 11,00 ) e sentamos em uma das mesinhas coletivas da praça pra saborear nossa deliciosa (sqn) refeição alemã.

Enquanto almoçávamos, Mozart nos observava. Reparem que vários turistas estão usando aquelas roupas típicas, de 100 euros.

Para fazer a digestão, fomos andar mais um pouco, e aproveitamos para fazer umas comprinhas nas diversas lojinhas de artesanatos, produtos locais e souvenires.

Uma coisa interessante que vimos lá, foi que em diversas lojas existem produtos com imagens de cangurus e a frase "No Kangaroos in Austria". Imaginamos que muita gente faça confusão entre os países.

Vimos um parquinho montado próximo à Mozartplatz

Teatrinho de bonecos

A catedral

Mais igrejas

Torres

E a Fortaleza de Hohensalzburg, num dos pontos mais altos da cidade

Como  se toda essa beleza arquitetônica e o clima de quermesse e feirinha de artesanato do interior não fossem suficientes, Salzburg ainda é banhada pelo rio Salzach, que nos brinda com paisagens lindas.

Adoramos o passeio, ficamos até a noite em Salzburg e combinamos voltar novamente em outro dia.

Antes de voltar para Sankt Johann, procuramos uma adega para conhecer a produção local de vinhos. No jantar da véspera tomamos um vinho austríaco e ficamos muito bem impressionados. Até aquele momento eu nem sabia que a Áustria era produtora de vinhos (confesso a minha ignorância). Paramos na Wein & Co. e experimentamos vários vinhos austríacos e também búlgaros e húngaros. Compramos alguns austríacos e búlgaros para trazer para o Brasil. Ficamos particularmente encantados por um vinho búlgaro chamado Chateau Enira, safra 2007 (11,19 €), temos procurado ele desde então no Brasil, NY e Canadá e ainda não encontramos.

Por volta das 20:30h pegamos a estrada de volta para Sankt Johann e quando chegamos já havia escurecido, e a temperatura caiu rapidamente (estávamos na região dos Alpes e Sankt Johann fica num altitude um pouco mais elevada).

Jantamos no Gasthof Silbergasser, um restaurante pertinho do nosso hotel. Logo que chegamos, o garçom nos trouxe um cardápio, começamos a ler e rimos de desespero. Não dava pra entender nada! Acho que eles perceberam a situação e nos mandaram um garçon que falava inglês com um menu em inglês. Ufa!

Escolhi uma truta Belle Meuniere (Forelle Müllerin - 11,80 €) e o Lú escolheu um Sirloin Steak (Zwiebelrostbraten - 11,20 €). Ambos estavam bem apresentados, bem servidos e deliciosos. Excelente restaurante!

A truta vinha com uma saladinha de entrada

E era acompanhada por batatas assadas

E a carne vinha com batatas empanadas

Por sorte, tinha na carta um dos vinhos que provamos em Salzburg e gostamos, um austríaco da uva blauer portugieser, de nome impronunciável (11,80 €).

Após o jantar, fomos pro hotel tomar banho e dormir, cansados, mas felizes com as surpresas que encontramos no nosso primeiro dia de passeios na Áustria.