sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Londres: Westminster, Big Ben, Tower Bridge e National Gallery

06/10/2013

Clássicos de Londres

O dia 6, um domingo, era o dia em que a Ju retornaria para a Irlanda. Acordamos às 8h, tomamos o café da manhã no hotel e fizemos o check-out do Best Western Victoria Palace. Os próximos dias em Londres ficaríamos em outro hotel, o Double Tree by Hilton London - Westminster, com uma diária  de £99,17 para o casal.

Os dois hoteis ficavam a uma distância de aproximadamente 1,5 km, e decidimos pegar um taxi, para ganhar tempo, porque a Ju teria que ir para o aeroporto no final da tarde e queria aproveitar o dia em Londres.

Primeira vez num black cab

A configuração interna

Fizemos o check-in no hotel (cookies quentinhos de cortesia), deixamos as bagagens no porta bagagens, porque o quarto ainda não estava disponível, e saímos para conhecer mais um pouco de Londres.

Fomos andando até o Palácio de Westminster, onde funciona o parlamento britânico, que ficava muito próximo ao hotel.

Parlamento visto do Victoria Tower Gardens

O Jubilee Greenway é uma rota à pé e de bicicleta existente em Londres, concluída em 2012 para comemorar o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II e os jogos olímpicos de Londres. Essa rota tem 60km, um para cada ano de reinado da rainha.

Ainda no Victoria Tower Gardens

Torre do Parlamento

Parlamento visto da Abingdon Street

Fundo da Abadia de Westminster, visto da Abingdon Street

Lateral da Abadia de Westminster

Fachada da Abadia de Westminster

Entrada para o parque Westminster Abbey

Clock Tower ou Elizabeth Tower, popularmente conhecida como Big Ben

Big Ben é o nome do sino que está instalado na Elizabeth Tower. Essa torre era chamada simplesmente de Clock Tower, mas teve seu nome alterado em 2012 para comemorar o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II.

Palacio de Westminster visto da Westminster Bridge

Após o passeio pela região de Westminster fomos de metrô até a estação Tower Hill para conhecer a Torre de Londres e a Ponte da Torre. A Torre de Londres é um castelo/fortaleza construído em 1066. Já foi palácio real, prisão, tesouraria e palco de muitos acontecimentos tristemente famosos como as decapitações de Ana Bolena e Joana Grey e o assassinato dos príncipes Ricardo e Eduardo de York, quando ainda eram crianças.

Uma das entradas da Torre de Londres

Não visitamos a torre por dentro por causa do horário do vôo da Ju, ficou para uma próxima ocasião.

Torre de Londres

Portão dos Traidores

Pelo Portão dos Traidores (Traitors' Gate) entravam muitos prisioneiros, principalmente na  época dos Tudor, que levavam os prisioneiros famosos por aí, para não chamar atenção.

A Ponte da Torre (Tower Bridge) é bem mais nova que a Torre de Londres, foi concluída em 1894. É uma ponte basculante que leva o nome da torre, por ser situada em frente a esse castelo.

A prefeitura de Londres (à esq) e The Shard, o edifício mais alto da Europa vistos da Tower Bridge

Em Londres, o histórico convive com o moderno: Tower of London e edifícios do centro financeiro

Almoçamos no Strada, um restaurante italiano num centro comercial à margem do Tâmisa, com vista pra Tower Bridge.

O Lu escolheu uma polpeta (£6,45)

Fiquei na tradicional pizza (teoricamente individual, mas era enorme! £10,75)

E a Ju escolheu uma massa (£10,45)

Pra acompanhar, duas taças do Il Padrino Rosso, um vinho siciliano.

Após o almoço, pegamos o metro para a Trafalgar Square.

Admiralty Arch, construído pelo Rei Eduardo VII em memória de sua mãe, a Rainha Vitória

National Gallery

A National Gallery é a maior pinacoteca do Reino Unido. É um dos museus britânicos cuja entrada é gratuita e o acervo é fantástico. Nessa pinacoteca você pode apreciar pinturas de Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Monet, Boticelli, Vermeer, Van Gogh, Velázquez, Cézanne e muitos outros. Na ocasião da nossa visita as fotos eram proibidas no interior da galeria, mas em julho de 2014 elas foram liberadas.

Após a visita à National Gallery, pegamos o metrô até a estação de Westminster.

Seguimos a pé para o hotel para pegar a bagagem da Ju e fomos levá-la ao aeroporto de metrô e trem. Ela partiu do London City, o mesmo aeroporto onde desembarcamos quando viemos de Dublin.

Do aeroporto tomamos um trem direto para a Tower Bridge para o Lu fazer algumas fotos noturnas.

Fomos até Westminster de metrô para mais fotos noturnas.

Após a sessão de fotos voltamos andando pro hotel, pedimos um jantar no quarto e abrimos mais um dos vinhos que trouxemos da frança.