segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Schloss Neuschwanstein: o Castelo da Bela Adormecida

28/09/2013

O dia 27 amanheceu chuvoso e nós estávamos um pouco cansados de 3 dias de viagens bate e volta de carro então resolvemos cancelar a programação do dia e ficar em Sankt Johann passeando e conhecendo melhor a cidade.

No dia 28 acordamos cedo e eu estava ansiosa para realizar meu segundo desejo dessa viagem: conhecer o castelo que serviu de inspiração para Walt Disney construir o castelo da Bela Adormecida na Disneyland.

Paramos na pracinha pra tomar um café no mesmo Cafe Schiebel, mas esse dia era um sábado e tivemos uma surpresa ao voltar pro carro: tinha uma multa presa no vidro por estacionar em local proibido. Aparentemente não era permitido estacionar nessa praça nos finais de semana, mas como saber isso se as placas eram todas em alemão? Como era um sábado e os bancos estavam fechados teríamos que esperar a segunda-feira pra descobrir como efetuar o pagamento. Essa multa ainda ia nos causar alguma dor de cabeça, mas isso é história pra outro dia...

Pegamos a estrada para o castelo que fica na Alemanha, a 258km de Sankt Johann.

A estrada estava com muita neblina baixa e pegamos um trecho grande de engarrafamento, mas em uma região bonita como essa sempre tem alguma coisa pra ir apreciando...

Um castelinho aqui...

Um laguinho ali...

Paramos pra abastecer em um posto e foi muito engraçado porque veio um frentista falando em alemão e gesticulando muito, não conseguimos entender nada! Deduzimos que não havia combustível no posto e seguimos viagem para outro, mas na verdade ele podia estar dizendo qualquer outra coisa e nunca saberemos. Tivemos uma crise de riso quando saímos de lá. É muito estranho estar em um lugar onde não dá pra entender uma palavra do que é dito ou das placas, nós temos que ficar adivinhando.

O tempo estava muito ruim e a neblina só estava piorando, então os carros foram reduzindo a velocidade até que se formou um grande congestionamento na estrada. Quando saímos da autobahn para uma estrada menor passamos por um acidente muito grave, que estava contribuindo para o congestionamento.

Depois que estávamos na estradinha secundária o tempo melhorou um pouco. Na beira da estrada eles vendiam a produção local.

Quando finalmente chegamos a Hohenschwangau, base para a visita ao castelo, já eram 13:30h. Fomos logo comprar os tickets e os tours já estavam quase todos lotados, só tinha disponibilidade para o das 18h. Ficamos um pouco receosos por causa da viagem de volta, a ida tinha sido muito difícil e enfrentar as mesmas condições climáticas tarde da noite e cansados nos deixou um pouco desanimados. Ainda assim resolvemos ficar, já tínhamos dirigido tanto pra conhecer esse castelo e achamos que seria muito frustrante voltar sem conseguir conhecê-lo por dentro. Combinamos que voltaríamos sem pressa, fazendo pausas para descanso e café a cada meia hora, se necessário.

Se você pretende visitar o castelo, recomendo comprar os tickets antes pela Internet, mas atenção, se perder o horário você perde o ticket e não tem reembolso.

Após comprar os tickets, fomos andar um pouco pra conhecer a aldeia.

As casinhas são lindas

A tradicional charrete de cidadezinhas do interior puxada por uns cavalos enormes e lindos

Paramos pra almoçar no Hotel Alpenstuben. Comemos salsichão (9,80 €) e carne de porco com chucrute e batatas (12,80 €) acompanhados por cerveja Paulaner (2,90 € a de trigo e 2,40 € a lager). Finalizamos com 2 espressos (2,20 € cada).

Como ainda tínhamos bastante tempo até a hora do nosso tour, decidimos ir conhecer o outro castelo da cidade. O castelo de Hohenschwangau foi o local onde o Rei Luis II da Baviera (que mais tarde mandou construir o castelo de Neuschwanstein) passou a infância.

Para subir até esse castelo você pode ir a pé pelo caminho curto que tem degraus, a pé pelo caminho longo que contorna a colina ou alugar uma charrete. Optamos por subir a pé pelos degraus, a colina não era tão alta.

O castelo tem dois edifícios, os reis viviam no edifício principal e os príncipes (entre eles o futuro Luis II) no edifício anexo.

Nós não compramos ingressos para visitar o Schloss Hohenschwangau por dentro, então ficamos somente nos jardins e nos pátios externos.

Jardins bem cuidados com estátuas e chafarizes

Do alto da colina temos uma bela vista da aldeia

Só uma coisa nos preocupava, o tempo continuava feio e a neblina estava começando a encobrir o Neuschwanstein. Será que íamos conseguir fotografá-lo de perto?

Neuschwanstein com a torre mais alta sumindo na neblina

Resolvemos descer pelo caminho longo, que saía do outro lado do castelo. Esse lado do castelo é muito mais bonito, é aí que fica a entrada principal, que tem dois portais.

O caminho por esse lado também é muito mais agradável, a estrada passa pelo meio de um bosque e tem vista para um lago.

De volta à aldeia já eram cerca de 16:30h e decidimos subir logo para o Neuschwanstein pra tentar fazer algumas fotos externas, antes que ele sumisse completamente na neblina.

Hohenschwangau visto a partir da aldeia

Neuschswanstein, que fica em uma montanha mais alta, semi-coberto pela neblina

Mais uma vez tínhamos algumas opções para a subida: uma caminhada de 40 minutos montanha acima, aluguel de uma charrete que te deixa em um ponto abaixo do castelo, de onde ainda tem uma subida de 15 minutos a pé ou um ônibus que te deixa em um ponto acima do castelo, de onde tem uma descida de 15 minutos a pé. Optamos pelo ônibus porque ele nos deixaria perto da Marienbrücke, uma ponte de onde se tem a melhor vista do castelo.

A ponte fica num local muito bonito, entre duas montanhas, e vale a visita. Nos dias claros rende belas fotos.

Essa imagem é do site Panoramio, colei aqui pra dar uma noção do local

Infelizmente nesse dia tinha muita neblina e o castelo não estava visível a partir da ponte.

Essa era a imagem que deveríamos ter (fonte: wallpaperswide.com)

Essa foi a imagem que conseguimos  :-)

Mesmo assim o Lu ainda conseguiu fazer umas fotos da pequena cachoeira que tem abaixo da ponte

Desse ponto também temos uma bela vista do Hohenschwangau

Descemos o resto da montanha a pé pra chegar até o Neuschwanstein

Aos poucos ele foi se revelando

O Schloss Neuschwanstein foi inspirado na ópera Lohengrin, de Richard Wagner, amigo de Luis II. Esse castelo era o sonho de Luis II, mas a história é triste. Antes do final da construção Luis II foi considerado insano e aprisionado no próprio castelo. Pouco tempo depois ele e o psiquiatra que o diagnosticou foram encontrados mortos.

Fachada lateral

Entrada principal

Na entrada principal percebi que na verdade essa é a fortaleza de Rochedo Casterly.(#gameofthronesfeelings)

O portal de tijolos vermelhos nos conduz a um pátio interno

Esse é o portal de tijolos vermelhos visto por dentro

Não é permitido fotografar o interior do castelo mas é uma visita que eu recomendo. Os aposentos são luxuosos e temáticos, cada um retratando uma cena tirada de um dos trechos da ópera de Wagner, tem até uma gruta artificial ao lado do escritório do rei. Os aposentos mais bonitos são a sala do trono (que não possui um trono, porque o rei morreu antes que a sala fosse concluída), o quarto de Luis II e o salão de baile.

Após conhecermos o interior do castelo descemos a montanha a pé. Nesse momento o tempo tinha melhorado e o céu estava limpo.

Tomamos um espresso e pegamos a estrada às 19:45h. Chegando à autobahn um bônus inesperado: a velocidade estava liberada. Quando já tínhamos perdido a esperança de rodar sem limite de velocidade nessa viagem, na última noite antes do retorno conseguimos experimentar essa sensação. Só digo uma coisa: é muito bom!!!

No caminho, paramos em Irschenberg em um McDonald's diferente de todos que já conhecemos. Tinha um balcão onde eram vendidos os sanduíches clássicos da rede: Big Mac a 2,99 € o sanduíche e 6,69 € o combo com batata e refrigerante. Mas a maior área da loja era ocupada pelo McCafé, que vendia vários tipos de bolinhos, strudels, donuts, brownies e muitas variedades de bebidas com café. O ambiente era elegante, tinha uma lareira e poltronas confortáveis. Estava tão gostoso que ficamos por lá descansando um pouco, saboreando um café e aproveitando a lareira.

Chegamos ao hotel às 23:50h e fomos arrumar as malas pois íamos deixar a Áustria no dia seguinte.