segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Irlanda: Cliffs of Moher

02/10/2013

Cliffs of Moher: Paisagem de tirar o fôlego.

Acordamos cedo para pegar a estrada mais uma vez. Nos arrumamos, tomamos café da manhã no quarto e saímos para pegar o carro no estacionamento.

Uma curiosidade, na Irlanda existem duas línguas oficiais, o inglês e o irlandês (ou gaélico). Todas as placas de trânsito estão nas duas línguas e nos carros, o nome da cidade está em irlandês.

Nosso carro de Baile Átha Cliath aka Dublin

Pegamos a estrada às 09:15h, dessa vez na direção oeste. Na véspera viajamos até o litoral norte da ilha da Irlanda, já na Irlanda do Norte. Hoje o nosso destino eram os Cliffs of Moher, no oeste da ilha. Dessa vez fomos sozinhos, além de já conhecer os Cliffs, a Ju não podia faltar aula dois dias seguidos para ficar nos acompanhando.  


A estrada é muito boa e pegamos um raríssimo dia de sol irlandês. A partir de Galway pegamos uma estradinha que segue o litoral e tem belas paisagens.

As onipresentes ovelhas

Chegamos aos Cliffs por volta de 12:30h. Passamos no Centro de Visitantes para tomar um café e fomos explorar a área. A paisagem é deslumbrante. 







A construção localizada no ponto mais alto das falésias é a Torre de O'Brien, construída para ser uma plataforma de observação.


Saímos às 15:30h e voltamos pela mesma estradinha litorânea, procurando algum lugar para fazermos uma parada para uma refeição. 


Paramos em Kinvarra, no restaurante Pier Head. Não tínhamos nenhuma indicação, mas achamos o lugar agradável e resolvemos arriscar.

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google


Pedimos duas taças do Reserve de L'Aube Syrah Merlot (5,00 € cada) e tap water. Quando trouxeram o pedido, nossa primeira surpresa, a água (de torneira, gratuita) vinha com uma rodela de limão siciliano, e trouxeram uma cesta de pães e manteiga como cortesia. Nesse momento ganharam meu amor eterno! Adoro esses pequenos mimos que alguns restaurantes fazem, que na minha opinião custam muito pouco (como acrescentar as rodelas de limão, ou colocar um biscoitinho junto com o café) e demonstram como eles valorizam o cliente.


O vinho também estava muito bom, tinha aroma de frutas negras e caramelo e sabor de cereja, frutas negras e cassis com notas de especiarias. Estrutura delicada e suave, taninos controlados e final persistente. Ficamos com vontade de tomar uma garrafa inteira, mas ainda tínhamos muita estrada pela frente e nos contentamos só com uma tacinha para cada um.

O Lu pediu uma carne com batatas e uma saladinha, e eu preferi um prato frio, pra comer com os pães.




Pra finalizar, pedimos dois cafés, que vieram com uma jarrinha de leite e um chocolate, cada um.


A comida estava deliciosa e o atendimento e cuidado nota 10! Essas pequenas surpresas em locais inesperados são o que fazem uma viagem ficar especial. 

Andamos um pouco pela rua à beira do mar para fazer a digestão e saímos às 18h. Chegamos em Dublin por volta de 20:30h, passamos pela casa da Ju pra dar um abraço e fomos para o hotel. Como almoçamos muito tarde estávamos sem fome e decidimos não jantar. Tomamos um banho e fomos para o pub do hotel, experimentar um pouco do espírito irlandês. 


FOTOS: Aloísio Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário