domingo, 15 de dezembro de 2013

Speciali: Pizza Mineira em Salvador

15/12/2013

Quando morávamos em Belo Horizonte, uma das nossas pizzarias favoritas era a Speciali, que junto o Eddie Fine Burgers e a doceria Ah, Bon! formavam um mini pólo gastronômico na Rua Fernandes Tourinho, os três devidamente provados e aprovados.

Ficamos muito felizes quando soubemos que uma filial da pizzaria e outra do Eddie foram inauguradas em Salvador, cidade que visitamos com muito mais frequência, para ver a família. As filiais de Salvador foram inauguradas em 2011, já havíamos ido duas vezes ao Eddie (igualzinho ao de BH), mas ainda não havia aparecido a oportunidade de conferir a pizzaria.

No último Domingo, a oportunidade apareceu. Estávamos sozinhos, procurando um lugar pra jantar, e lembrei da Speciali.

A Speciali divide a entrada com o Eddie Fine Burgers


No alto da escada fica uma funcionária recepcionando os clientes e indicando as entradas para o Eddie e para a Speciali
 
A pizzaria tem uma varanda coberta e uma área interna, climatizada. O ambiente é elegante e bem decorado, com mesas de mármore e de madeira e cadeiras confortáveis.



O cardápio, igual ao da matriz em BH, conta com mais de 30 opções de pizza gourmet, nos tamanhos médio (4 fatias) e grande (6 fatias).

O atendimento é muito bom, os garçons são atenciosos e conhecem a adega da casa, fazendo a indicação de vinhos. Como já conhecíamos o cardápio, não pedimos ajuda quanto aos pratos.

Escolhemos Urban Uco 2009, por indicação do maitre. Um blend de Malbec e Tempranillo, frutado e com taninos balanceados, que está com uma pontuação de 91 no Robert Parker.


Pra começar, escolhemos a Bruschetta Rossa, com tomate, azeite e manjericão

Essa era uma das entradas que já tínhamos experimentado em BH e que era muito gostosa, bem temperadinha, então a expectativa era grande. Ficamos um pouco decepcionados, o tomate estava com uma consistência meio mole, como se tivesse muito maduro, e o tempero estava sem graça. O pão estava gostoso e torrado no ponto certo.

O cardápio apresenta algumas opções de calzones, saladas e massas, mas a nossa intenção era provar a pizza. Escolhemos uma grande metade Brie, Asparage e Parma e metade Porró e Mascarpone.

O cheiro estava tão bom que só lembrei de tirar a foto depois que ela já estava desfalcada. #gordices
Ambas estavam deliciosas, com a massa no ponto certo, fininha, mas sem quebrar, e as coberturas saborosas, com ingredientes de boa qualidade.
Pra finalizar, fomos de Sfogliata Al Ciocollato, uma massa folhada assada no forno à lenha, coberta com creme de avelã e acompanhada de morangos, uvas e sorvete de creme. Muito boa, também. Infelizmente não lembrei de tirar fotos, então pesquisei e encontrei essa no blog Mastigando em Salvador (muito bom, por sinal!). A única diferença é que a que pedimos vinha com uvas e morangos.
 
 
O café Lavazza veio sem um complemento (perde pontos comigo!).

No geral a pizzaria é muito boa, com ambiente, qualidade e atendimento acima dos padrões de Salvador. Recomendo demais! 

Atualização: a pedidos, incluo o endereço e o mapa da pizzaria: Av. Miguel Navarro y Cañizares, 160, Pituba

 

3 comentários: