segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Londres: British Museum

09/10/2013

Au revoir, auf wiedersehen, goodbye Europe!

Dia de voltar pra casa, a essa altura a saudade dos outros pimpolhos que ficaram no Brasil já era enorme. Acordamos às 10h,tomamos o café da manhã no quarto do hotel com as comidinhas do Paul que sobraram da véspera e chá feito no quarto, arrumamos as malas e fizemos o checkout às 11:30h. Deixamos as malas no guarda volumes do hotel e pegamos o ônibus e o metrô para conhecer o museu britânico.

Chegamos ao museu pouco depois do meio dia e resolvemos fazer um lanche num trailer que estava estacionado na porta, pra não termos que parar no meio da visita pra almoçar.

Hot dog na porta do museu, delicioso! 

Entrada do Museu Britânico



Esse museu foi fundado em 1753 e foi o primeiro museu público gratuito do mundo. Inicialmente a ideia era reunir todo o conhecimento da humanidade nesse local. Com o passar do tempo isso mostrou-se inviável e as coleções foram desmembradas, dando origem à National Gallery e ao Museu de História Natural. 

A entrada permanece gratuita e hoje o Museu Britânico ainda possui no acervo maravilhas como a Pedra de Rosetta, os frisos do Partenon de Atenas, esculturas gregas em mármore e antiguidades egípcias. Muitas dessas peças foram roubadas pelos ingleses na época do auge do imperialismo britânico, como as peças gregas (Mármores de Elgin) que são alvo de disputa até hoje com o governo daquele país. Foi um dos museus de que mais gostei nessa viagem, perdendo apenas para o Louvre. 


Great Court, na entrada do British Museum. A maior praça coberta da Europa




A Pedra de Rosetta






Antiguidades egípcias


Múmias


Sarcófagos

Eu nunca tinha visto um Moai da Ilha de Páscoa ao vivo

Muito menos de costas  :-)

Mármores de Elgin

Mármores de Elgin

Mármores de Elgin


Aqui também tem touros alados de Khorsabad, como os que vimos no Louvre

E leões, com o mesmo efeito das 5 patas


Tesouro de Oxus

 O Tesouro de Oxus é uma coleção com 180 peças de ouro e prata datadas do Primeiro Império Persa, (sec. V a.c). Essa riqueza de detalhes só seria vista novamente no Renascimento, mais de mil anos depois.

Xadrez de Lewis (símbolo da civilização europeia)

Armadura Samurai

Arte Asteca

Câmara funerária egípcia

Totem canadense

Totem canadense

Saímos do museu às 16h e fomos andando em direção à Russell Square pra pegar o metro. No caminho passamos pelo antigo Hotel Russell, um hotel construído em 1898 em terracota "thé-au-lait" (chá com leite). As demais construções da praça foram posteriormente reformadas usando a mesma terracota, pra criar um estilo único na praça. A sala de jantar do Titanic foi baseada no restaurante desse hotel, que era um dos mais luxuosos da época.

Atualmente reformado, o prédio abriga o hotel The Principal London


Pegamos o metro e o ônibus até perto do hotel. Paramos no Caffe Nero, próximo ao hotel, pelo qual sempre passávamos nos nossos trajetos de ônibus e que eu queria conhecer.




Comemos sanduíches, esse bolo da foto (di-vi-no), tomei um mocka e o Lu um capuccino

Quando saímos do café eram 17h e estava fazendo muito frio. Fomos andando rápido para o hotel pois já era o horário marcado com a van que nos levaria ao aeroporto. 


Chegamos ao hotel faltando 5 minutos para o horário agendado com a van e ela já estava nos esperando, pegamos as malas e seguimos para Heathrow. Saímos às 17:15h, a van parou em mais três hoteis para pegar outros passageiros e pegamos um pouco de trânsito na saída de Londres e perto do aeroporto. Chegamos às 18:50h. 

Recomendo esse serviço de van, pagamos £28,00 o casal. Um táxi seria no mínimo  £60,00. Para agendar o transfer, acessem esse site. Atenção para alguns detalhes: 1. a van para em alguns hoteis para pegar passageiros e pode ter trânsito no caminho, calculem pelo menos 2 horas para esse trajeto ao aeroporto. Como em vôos internacionais precisamos chegar com 2h de antecedência, é preciso agendar a van para 4 horas antes do horário do vôo. 2. A van não espera, em um dos hoteis que paramos para pegar outros passageiros, os passageiros não estavam na recepção e o motorista não esperou, seguiu viagem imediatamente.

Como não poderia deixar de ser, fomos os últimos a embarcar no vôo, mesmo tendo chegado ao aeroporto com antecedência. Nos distraímos no free shop comprando mais vinhos.  :-)

FOTOS: Aloísio Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário