quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tango Café: Uma História de Amor

18/12/2013

O que falar do Tango? Poderia dizer que é uma unanimidade, quem provou nunca esquece. Poderia também dizer que na nossa família é um clássico. Mas resolvi contar a minha história de amor com o Tango.

Esse café foi inaugurado na Praia do Forte em 1994 por um casal de argentinos, que até hoje comanda a casa. Não me lembro em que ano o conheci, mas confesso que não foi amor à primeira vista. Eu diria que no início foi apenas um interesse, uma paquera, mas sem compromisso. Eu gostava das tortas e do café e pronto.


Lembro-me perfeitamente do momento em que ele me conquistou. Estávamos voltando de uma viagem de carro pelo Nordeste, e quando passávamos pela Linha Verde eu comecei a desejar as tortas do Tango. Era março de 2000 e eu estava grávida do Lucas, mas ainda não sabia. As tortas do Tango foram o meu primeiro desejo de grávida e nesse momento eu me apaixonei.

Como eu tenho um marido maravilhoso que sempre faz as minhas vontades, mesmo sem saber naquele momento que eu estava grávida, desviamos do caminho e entramos na Praia do Forte para matar meu desejo. Ao chegar ao Tango, que surpresa maravilhosa! Eles estavam estreando uma torta nova chamada Millenium e resolvi experimentar. Coisa dos Deuses! Basta dizer que até hoje, quase 14 anos depois a torta ainda está no cardápio e é o carro chefe da casa. Ela tem várias camadas, começando com bolo branco, depois mousse de chocolate, mousse de café, bolo de chocolate, mousse de chocolate branco, depois repete todas essas camadas e finaliza com cobertura de chocolate. Yummy!



Alguns meses depois, em julho de 2000, voltamos à Praia do Forte para umas férias e o Tango era o nosso destino certo para um café após o almoço ou lanche de fim de tarde. 

A partir de então, o Tango está sempre nos nossos planos de viagem pela Bahia. A única coisa que varia é a minha torta favorita. De tempos em tempos elejo uma e fico nela até cansar, passando pra outra.  :-)

Já foi a Millenium, já foi a de maçã com nozes e canela, servida quentinha e que pode ser acompanhada por uma bola de sorvete de creme.
 


Já foi a trufada

Já foi a de coco com doce de leite e nozes

Atualmente é a Doña Isa de geléia de damasco, castanha e amêndoas (na foto, com a cheesecake)

Tem ainda as de limão, chocolate, frutas, ricota com frutas vermelhas, mouse de chocolate, maçã com amêndoas, pecado (banana flambada e doce de leite)... São muitas e todas deliciosas!




Além das tortas, eles servem cafés especiais, sorvetes, sanduíches, doces, sucos e salgados. Tem uns pastéis tipo empanadas argentinas, que são deliciosos.


Infelizmente, nem tudo são flores e o Tango também tem seus probleminhas. Um deles é o café, que não vem acompanhado por nem um mimo para o cliente, o que acho imperdoável numa boa cafeteria. 

O que custava colocarem um biscoitinho ou chocolate pra acompanhar?

O outro problema é o atendimento, que costuma ser lento e nem sempre atencioso. Quanto a isso, tive uma feliz surpresa na minha última visita. Fomos atendidos pela Ida, que além de ser muito eficiente é uma simpatia de pessoa! Tomara que ela se mantenha por lá, e os proprietários contratem outros atendentes no mesmo padrão.

Meu filho Lucas com a Ida

Bom, escrever esse post me deu fome, então vou aproveitar que estou aqui na Praia do Forte e dar mais uma passadinha no Tango pra ver se trago outra novidade de lá pra vocês.

5 comentários:

  1. O Tango é om que há. Para ser curtido por todos os que vistam a Bahia. Outra delícia da Pria do Forte. Parabéns, Camila, mais uma vez, pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Os donos do Tango deveriam conhecer essa postagem . Corrigidas as pequenas falhas, é um execelente propaganda do café.

    ResponderExcluir
  3. Se ainda passar por lá antes de voltar a Salvador, vou mostrar a eles! Obrigada pela visita e pelos elogios.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. Ficou muito bom! Donos, atenção! Precisam prestar mais atenção ao atendimento para ficar perfeito!

    ResponderExcluir