quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Londres: Harry Potter Studio Tour e War Museum

05/10/2013

Em Londres, contraste entre a magia do Harry Potter e os horrores da guerra 

Acordamos às 7h para um passeio que estávamos aguardando ansiosamente. Tomamos o café da manhã no hotel, composto de sucos, café, chá (claro!), chocolate, iogurte, torradas, croissant, pain au chocolat, queijo, manteiga, geleia, ovos fritos e mexidos, salsicha, tomate e feijão (!). 


Esse era o dia reservado para a visita aos estúdios da Warner Bros. onde foram feitos os filmes do Harry Potter. Nossos ingressos, marcados para as 10h, foram comprados pela internet com antecedência, antes de sairmos do Brasil. Aqui tem todas as informações para programar seu tour, só dou um aviso, se for alta estação, compre com antecedência de 2 a 3 meses.

Fomos andando para a estação Victoria Station, de lá pegamos o metrô para Euston e depois o trem para Watford Junction, em Leavesden. A viagem de trem dura 20 minutos no trem sem paradas. De lá, pega-se um ônibus que leva aos estúdios. Convém reservar 2h para o trajeto do hotel até os estúdios.


Pontualmente às 10h, nosso tour começou. Essa é uma visita livre, então você pode passar o tempo que quiser dentro dos estúdios, conferindo com calma cada detalhe. E são muitos!

Antes mesmo da entrada, enquanto estamos na fila onde são dadas as instruções para a visita, nós vemos o armário embaixo da escada, onde o Harry dormia quando morava com os Dursley. Nesse momento o coração dispara, e não regulariza, até a visita terminar. A cada passo uma surpresa, uma lembrança, uma emoção.


Ainda na fila, é apresentado um vídeo onde os atores explicam como foram feitos os filmes. Quando o vídeo acaba, a tela sobe e... 
você está em frente à porta do salão principal  

Nessa hora muitos oooohs, aaaahs e cliques são ouvidos. Entramos no salão principal, aquele onde os alunos faziam as refeições, com duas mesas montadas.




No fundo desse salão vemos também várias peças e figurinos que foram utilizados nos filmes.






De lá passamos ao grande galpão, onde se dá a maior parte da visita. Lá vemos como alguns efeitos eram conseguidos, como as velas que flutuam. 


Objetos usados nos filmes

Detalhe do forro

Portões principais de Hogwarts

Perucas e maquiagens

A cama do Harry

Salão comunal da Grifinória, com figurinos usados pelos atores

o Pomo de ouro


O espelho de Ojesed

Mais demonstrações de efeitos especiais


As Horcruxes

A entrada da Câmara Secreta

A cozinha dos Weasley com o famoso relógio

A sala de poções do Snape

A sala da Dolores Umbridge

A cabana do Hagrid


A fênix na entrada para a torre de Dumbledore


O armário de Dumbledore

Porta do cofre de Gringotes

Entrada para o salão comunal da Grifinória

Escadas que se movem

Tapeçaria da casa de Sirius Black


Escultura do Ministério da Magia

Tem tanta coisa pra ver nesse galpão que eu seria capaz de passar o dia inteiro. Após essa primeira parte da visita, saímos para uma área externa.


Casa dos Dursley na Rua dos Alfeneiros, 4

 A Ponte de Hogwarts

As peças do xadrez gigante

Nesse local tem uma lanchonete e aproveitamos para fazer um lanche rápido e descansar um pouco antes de continuarmos a visita.

Entramos em outro galpão onde estão expostas algumas máscaras de látex e é mostrado como algumas criaturas foram feitas.

Nick quase sem cabeça

Anões de Gringotes

Outro anão de Gringotes

Grindylow

Aragogue

Dobby :_(

Nesse galpão também temos a oportunidade de visitar o Beco Diagonal

Gemialidades Weasley

E no final da visita, nós vemos a maquete de Hogwarts, que foi usada para filmar as cenas que mostram a parte externa do castelo. Essa maquete vai mudando de cor, de acordo com a iluminação, pra mostrar como era feita a passagem de tempo (dia/noite e estações do ano).






Quando concluímos nossa visita, já eram 15h. Ficamos lá durante 5 horas e nem notamos o tempo passar. Vale muito a pena pra quem é fã do Harry.

Fizemos o mesmo percurso de volta até Euston e de lá pegamos o metrô para Lambeth North que fica pertinho do Imperial War Museum. Chegamos às 16h.


Esse museu conta a história das guerras, a partir da I Guerra Mundial. A entrada é gratuita e tem um acervo muito bom. Funciona todos os dias das 10h-18h. Como já eram 16h, tivemos que escolher o que ver, porque não daria tempo pra percorrermos todo o museu, mas pretendo voltar lá numa próxima visita a Londres.

Logo que entramos chagamos a um galpão que contém aviões da I e da II Guerra Mundial, tanques, um foguete e outras armas.

Essa foto foi tirada do site do museu

A seção dedicada à I Guerra é a mais completa do mundo, contendo mais de 1.300 objetos, entre armas, uniformes, equipamentos, diários, cartas, fotos e outros.

Nós passamos rapidamente por essa seção e fomos para a seção dedicada à II Guerra Mundial. Nessa seção você ter algumas sensações que remetem à guerra, como ficar dentro de um abrigo ouvindo os sons dos aviões e das bombas do lado de fora.

Tem uma seção dedicada ao Holocausto que não é recomendada para menores de 14 anos. O Lu e a Ju foram visitá-la e eu optei por não ver. Enquanto isso visitei a seção que mostrava a propaganda de guerra.


Achei muito interessantes os cartazes utilizados na época da II Guerra pra alertar a população

A seção chamada de Secret War contém objetos e armas usados pelos espiões e histórias do serviço secreto de Sua Majestade.


Fomos expulsos Saímos do museu às 18h, quando fechou, e fomos procurar um lugar pra relaxar e beber alguma coisa. Tinha sido um dia puxado, com duas visitas a museus (tá bom, eu sei que os estúdios da Warner não contam exatamente como um museu, mas é o mesmo tipo de visita) e estávamos cansados.

Na esquina do Imperial War Museum vimos um pub com uma cara simpática e uma placa "Brewers of Fine Ales Since 1799". Pensamos: era exatamente isso que estávamos procurando!, e resolvemos entrar. O pub era o The Tree Stags e infelizmente foi uma péssima ideia. A única coisa simpática a respeito desse pub era a fachada. Fomos muito mal atendidos, os garçons eram realmente rudes. Saímos sem consumir nada e fomos procurar um lugar que tivesse pessoas mais bem educadas.

Fomos andando pela Kennington Road em direção à Lambeth North Station e passamos pelo Riverside2.


Gostamos do aspecto e resolvemos parar para jantar. Esse é um restaurante familiar italiano com comida muito boa e atendimento muito gentil.

Fizemos nossos pedidos de pratos e vinho e recebemos a primeira surpresa, torradas e uma bruschetta para cada um, como cortesia da casa.


A bruschetta estava simples e gostosa

Risoto ao funghi foi a escolha do Lu

Eu fui de Spaghetti Carbonara

E a Ju de Arancini Siciliani

A comida estava tão gostosa quanto bonita e os pratos variavam entre £6 e £9.


Não me recordo qual vinho escolhemos, mas tenho a carta de vinhos para dar uma noção dos preços no final de 2013.


De sobremesa eu pedi um tiramissu que não estava tão bom 

E a Ju uma tortinha de limão com calda de frutas vermelhas, deliciosa!

Cada sobremesa custou £3,90. E quanto pedimos a conta, ainda nos trouxeram limoncelos de cortesia.


No fim das contas os garçons do The Tree Stags nos fizeram um favor, se não tivessem nos tratado mal, não teríamos conhecido o Riverside2. Comida e atendimento nota 10! 

Após o jantar, voltamos para o hotel de metrô. 



FOTOS: Aloísio Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário