terça-feira, 15 de outubro de 2013

Paris: Vale a pena adquirir os passes de transportes e museus?

Resolvi falar um pouquinho sobre esses passes, porque eles podem fazer a diferença na forma como você vai usufruir a sua viagem e no seu bolso.

MUSEUS E ATRAÇÕES

O Museum Pass é um passe que dá entrada gratuita em diversos museus e monumentos (confira a lista das atrações e os valores atualizados aqui). Ele existe em versões para 2, 4 e 6 dias. Vale ressaltar que são dias consecutivos, e começa a contar a partir da data que você vai escrever no verso do cartão, e não da data da compra, então deixe para preencher essa data na entrada da primeira atração que você visitar.

Uma grande vantagem desse passe é a liberdade que ele te dá. Dentro do prazo de validade que você adquiriu, você pode entrar e sair desses museus quantas vezes quiser, ou seja, não tem mais aquela questão de ter que fazer valer o preço do ingresso, como quando você compra o ingresso individual, e mesmo que esteja cansado, se obriga a terminar de visitar aquele museu, porque não vai pagar o ingresso de novo outro dia. Por exemplo, você pode optar por ir no Louvre duas manhãs, com os pés mais descansados, em lugar de passar o dia inteiro andando lá dentro, e usar as tardes para visitar Saint Chapelle e subir o Arco do Triunfo, que não requerem tanta caminhada, e ficam melhores na luz do final da tarde.

Além da liberdade, outra vantagem é que você acaba entrando em outros museus ou monumentos que não seriam sua prioridade, mas como já estão incluídos no passe e você está por perto, vai dar só uma passadinha, e com certeza vai ter algumas gratas surpresas.

E finalmente, tem a questão financeira, que vai variar de acordo com o planejamento de cada um. É preciso ter uma mínima noção de quantas atrações você pretende visitar, para fazer as contas se vale a pena pagar o passe. Em média, se você pretende visitar a partir de 1,5 atrações por dia, vale a pena. No nosso caso, compramos o Museum Pass para 4 dias, por 54 euros e visitamos 8 museus e atrações, que dariam um total de 76 euros. Economizamos 22 euros e ganhamos a liberdade de programação na nossa viagem.

TRANSPORTES

O Paris Visite vale para transportes públicos (metro, ônibus, RER – trem metropolitano e até o funiculaire de Montmartre). Você pode escolher entre as versões para 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos e abrangência das zonas 1 a 3 (Paris e subúrbios) ou 1 a 5 (inclui os aeroportos e Versailles). Veja os preços atualizados no site oficial. A contagem de dias da validade inicia a partir do momento que você usar pela primeira vez. Atenção, aqui tem uma pegadinha! Os passes são válidos por número de dias, e não por períodos de 24h, e cada dia inicia às 05:30h e termina às 05:30h do dia seguinte. Ou seja, se você comprou um passe de 2 dias, e começou a usar no dia 01 às 22:00h, ele vai estar válido até o dia 03 às 05:30h e não até o dia 03 às 22:00h.

A vantagem de aquisição desse passe também depende do uso que você pretende fazer dos transportes. Em setembro de 2013, o passe para 5 dias, zonas 1 a 3, custava 33,70 , e um bilhete avulso de metro custava 1,70 . Mais uma vez, você precisa ter um planejamento mínimo da quantidade de deslocamentos usando transporte público que pretende fazer por dia, para calcular se vale a pena comprar o passe.

O Paris Visite também dá descontos em alguns parceiros, como empresas de passeios de barco, ingressos para atrações e descontos em shoppings. Veja a lista no site oficial.

Caso você opte por não adquirir o Paris Visite, pode avaliar ainda a vantagem da aquisição de um carnê de 10 bilhetes de metrô, com desconto sobre o preço avulso. Em setembro de 2013, esse carnê custava 13,30 , um desconto de 27% em relação à aquisição dos bilhetes avulsos. Esses bilhetes são válidos somente em Paris (não inclui La Defense, por exemplo).

Não existe uma resposta única à questão sobre a vantagem da aquisição dos passes de transportes e museus. Cada caso deve ser avaliado, a depender da programação que se pretende fazer durante a estadia em Paris. Espero que essas informações te ajudem a tomar a melhor decisão.

Um comentário: