domingo, 13 de outubro de 2013

A estréia do meu chef favorito no blog: Experiências culinárias do Lú

Aos poucos, estamos retomando nossa rotina normal, depois de uma viagem de 24 dias, e faz parte da nossa rotina o almoço de domingo preparado pelo Lú.

Para o reinício dos trabalhos, ele planejou um contra-filé ao gorgonzola, com batatas gratinadas. Aproveitamos para abrir um dos vinhos trazidos da França.


Enquanto ele ia preparando a comida, fomos degustando o vinho. Escolhemos um bordeaux que compramos na Nicolas, uma loja de vinhos que existe em Paris desde 1822, e tem ótimos preços. Esse vinho custou 11,80 euros, infelizmente não encontrei à venda no Brasil, para comparar o preço. 
Foi um Château de Laussac Selection la Caresse, 2010, vinho bastante encorpado, persistente, taninos marcantes, perfeito para acompanhar carnes vermelhas. Adoramos o vinho! Foi uma indicação do vendedor da Nicolas.

Vamos a uma breve explicação sobre o preparo dos pratos, e depois a avaliação.

Para o preparo das batatas gratinadas, as batatas devem ser cortadas em rodelas bem fininhas e cozidas em leite. 


Após o cozimento, são montadas as porções individuais de batata, para irem ao forno gratinar. São colocadas camadas de batatas, intercaladas com um creme feito com leite e queijo catupiry (pode ser usado requeijão cremoso para substituir o catupiry, mas não fica tão gostoso).


Após isso, cobre com queijo parmesão e leva ao forno para gratinar.


O contra-filé é selado primeiro na chapa com azeite quente, para não ressecar.


Após selados, os cortes de carne ficam assim:


O próximo passo é levar à grelha para dar o ponto da carne.


Agora a carne já grelhada:


Joga o molho gorgonzola por cima, e voilá:


A carne fica macia e suculenta, colocamos só um pouquinho de molho, pra não esconder o sabor da carne. As batatas fininhas ficam derretendo na boca. Uma delícia! 


Como sobremesa, tivemos o clássico Romeu e Julieta, goiabada com queijo coalho derretido.


E pra finalizar a deliciosa refeição, um Nespresso com chocolatinho After Eight (dica da minha amiga Marisa). 

Provamos hoje um dos novos Grand Crus da Nespresso, o Dharkan, de intensidade 11, que também trouxemos da viagem, mas já está à venda no Brasil. Fiquei fã desse café, acho que é o meu novo favorito (antes era o Arpeggio, com o qual, aliás, ele se assemelha muito). É um café forte, com notas de torrado e uma textura bastante cremosa. A Nespresso diz que ele possui também notas de cacau amargo em pó, mas eu não consegui sentir dessa primeira vez. Vou tentar de novo.


Um brinde à volta à nossa deliciosa rotina em Brasília, da qual eu já estava sentindo muita falta. Saúde!


2 comentários:

  1. Elogiar o maridão é corvardia! Mas como eu conheço as obras do chef, concordo plenamente com os elogios! :-)

    ResponderExcluir
  2. Perfeito resumo do preparo! Minha blogueira favorita está de parabéns! Fico feliz que tenha gostado do resultado, a final, é uma honra figurar no Padrão Camila.

    Além de tudo, é muito bom estar de volta para curtir em família momentos como esse.

    ResponderExcluir